Música do dia

MDD (02/06/2019) ROSALÍA “Aute Cuture”

Rosalía continua a cimentar a sua posição como uma pop star global a ter em conta, com o lançamento da nova música “Aute Cuture” que retrata uma jovem e confiante mulher que ultrapassou um desgosto amoroso e agora projecta a sua força através de uma paixão pela moda e estilo individual. O tema foi co-escrito por Rosalía, El Guincho e a autora espanhola Leticia Sala, e já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

Globalmente celebrada pela revolucionária fusão do flamenco clássico com beats electrónicos e ritmos urbanos, Rosalía, lança a faixa juntamente com um vídeo realizado por Bradley & Pablo e conta a história de “Aute Cuture” (de Rosalía e Pili) – um ‘mystic beauty gang’.

“Aute Cuture” chega no meio do actual sucesso do single “Con Altura” (feat. J Balvin e El Guincho). Depois da estreia há apenas dois meses, com destaques na Pitchfork, The New York Times, Jimmy Fallon e muitos mais, “Con Altura”” tem estado no Top-5 da tabela global de vídeos do YouTube nas últimas semanas, tendo sido já nomeada pela TIME como uma das “10 Best Songs of 2019 (so far)” – declarando que “sounds like the future of global pop music”. O reconhecimento pela originalidade pioneira de Rosalía continua com a recente revelação da capa da revista FADER, que proclama a jovem artista como “transforming what it means to be a pop star – as she reaches global stardom”.

El Mal Querer, o emblemático álbum de Rosalía lançado em Novembro passado, foi recebido com um êxito imediato pela crítica como a nível comercial. O registo exibe uma fusão inovadora de flamenco clássico com R&B e batidas electrónicas, em conjunto com o toque de arte visual, moda e coreografia de Rosalía, que foi muito bem recebido pelos fãs espalhados pelo mundo inteiro. Rosalía não passou despercebida à indústria musical e conquistou seis nomeações para os Grammy latinos, conquistando também os prémios para ‘Melhor Canção Alternativa’ e ‘Melhor Performance de Fusão Urbana’.

No fim do ano, também a crítica a recebeu de braços abertos. A jovem artista espanhola conquistou várias publicações que a elegeram como n.º 1 para “Melhor Álbum”, “Vídeo”, “Canção” e “Novo Artista de 2018”.
O primeiro trimestre de 2019 demonstrou que a trajectória de Rosalía continua em ascensão, com perfis especiais no New York Times (25 Songs That Matter Now), Rolling Stone (Year in Music) e Billboard (2019 Preview), um dueto no novo álbum de James Blake, várias nomeações para os Billboard Latin Music Awards e uma participação no novo filme de Pedro Almodóvar, “Dolor y Gloria”, com a actriz vencedora de um Óscar, Penelope Cruz.
No seguimento das inesquecíveis actuações no festival Coachella, a 12 e 19 de Abril, onde apresentou “Aute Cuture” pela primeira vez – para uma esgotada audiência que testemunhou a sua “El Mal Querer Tour”, Rosalía continua a apresentar o seu impressionate espectáculo ao vivo aos fãs um pouco por todo o mundo.

Este Verão, Rosalía andará pela Europa, onde se apresentará ao vivo em alguns festivais, como o Primavera Sound (Barcelona), NOS Primavera Sound (8 de Junho – Porto, Portugal) e Roskilde (Dinamarca). Rosalía regressará aos E.U.A. a 4 de Agosto, naquela que também é uma actuação muito aguardada no Lollapalooza (Chicago).