Música do dia

MDD (04/03/2019) Isaura “Liga Desliga”

Liga Desliga” é o primeiro single que Isaura edita em português e o primeiro depois do lançamento de “Human”, o ansiado álbum de estreia, editado em junho do ano passado. Pelo meio, ficou ainda a sua participação enquanto autora de “O Jardim”, a canção vencedora da passada edição do Festival da Canção. E, por isso, a nova canção foi apresentada ao vivo na final. 

“Eu sou uma das pessoas que mais adora tecnologia num raio de 300km (onde quer que estejas ao ler isto): gosto das facilidades, das possibilidades e da ideia de que o mundo me cabe na palma da mão”, começa por explicar Isaura sobre “Liga Desliga”.

“Mas ultimamente tenho dado por mim a pensar sobre esta coisa de estar sempre online e de que forma isso me permite participar na vida das pessoas de quem gosto. Tenho sentido que esta falsa sensação de estarmos todos ligados é um vício que nos torna arrogantes e que nos empurra para uma representação daquilo que são as nossas vidas, em vez de nos empurrar uns para os outros, para vivermos aquelas que são, efetivamente, as nossas vidas. Tenho sentido que, sermos uma comunidade global, nos desconcentra: estamos à mesa com aqueles que nos viram crescer, mas estamos preocupados com as notificações de pessoas que nem sabem a nossa idade verdadeira; estamos no café com o nosso melhor amigo que não vemos há semanas, mas estamos distraídos com os likes de alguém que nem é nosso amigo mas tem imensos seguidores. E em plataformas que falam tão alto, ouvimos tão pouco!; temos de ter opiniões sobre tudo e ser radicais em tudo o que dizemos, mesmo que, no dia-a-dia, cara-a-cara, sejamos tão ponderados. Porquê?”

E continua: “Fiz esta canção para me lembrar de que o mundo visto pelos meus olhos é tão mais bonito. Mal posso esperar para que a oiçam e me contem como é o mundo visto pelos vossos olhos, na vida real.”